subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Tucson PHEV

As viaturas híbridas plug-in têm dedução IVA?

Por Hyundai Portugal
Atualizado em 09 Junho 2022
Publicado em 1 Abril 2021  •  2 Minutos
Tucson PHEV

Os automóveis que se encaixam no conceito da ecomobilidade, contam, por vezes, com alguns apoios a nível fiscal, aquando da sua compra. Os casos mais abordados em termos de divulgação destes benefícios são os híbridos e os elétricos. E as viaturas híbridas plug-in têm dedução do IVA?

 

Se está a pensar comprar um automóvel mais sustentável, é provável que já lhe tenha surgido a hipótese de adquirir um híbrido plug-in.

 

Como funcionam os híbridos plug-in?

 

Os veículos híbridos plug-in são carros equipados com todas as funcionalidades da tecnologia híbrida.  Contam ainda com a vantagem de poderem funcionar de forma 100% elétrica, ao terem a sua bateria elétrica carregada num posto público ou numa tomada doméstica.

 

 

Este sistema garante uma autonomia superior a 50 km, emissões zero em modo elétrico, e um menor consumo de combustível. Os híbridos plug-in são perfeitos para os condutores que procuram carros com algum grau de eletrificação, económicos no consumo e amigos do ambiente.

Viaturas híbridas plug-in: a dedução no IVA aplica-se?

 

Sim, existe dedução de 100% do IVA na compra de veículos plug-in. No entanto, esta dedução só se aplica a empresas e para veículos plug-in que possuam uma autonomia em modo elétrico superior a 50 km. Apesar de proprietários privados também terem vantagens neste tipo de veículos, os principais benefícios são para compradores com atividades empresariais e comerciais.

 

No caso específico das viaturas plug-in, o valor referente ao IVA é dedutível mediante certos limites. É o mesmo princípio que se aplica também à aquisição de viaturas elétricas.

 

Os limites são tidos em conta no momento da compra da viatura. No caso das viaturas híbridas plug-in, em termos da dedução do IVA, está nos 50 mil euros. Os valores limite estão considerados tendo em conta o preço base dos automóveis, sem impostos.

 

Hyundai Tucson PHEV parado à porta de casa

 

Se o hipotético comprador for uma empresa que já é isenta de IVA devido à sua atividade, a dedução não passa a ser no valor base dos carros; simplesmente não existe nenhuma alteração no preço.

 

Além do IVA, as taxas de tributação autónoma são também mais baixas para os veículos híbridos plug-in, que também usufruem de uma redução sobre o Imposto Sobre Veículos (ISV), face aos congéneres que não são apoiados por motor elétrico de alimentação externa.

 

Conheça a gama de veículos híbridos da Hyundai

 

Tem uma empresa e está a ponderar alargar a sua frota? Conheça os veículos híbridos plug-in da Hyundai que poderá adquirir, utilizando o benefício da dedução do IVA: Hyundai IONIQ PHEV, Hyundai TUCSON PHEV e Hyundai SANTA FE PHEV.

 

Continue a acompanhar a Blue Academy e trace o seu caminho rumo a uma mobilidade mais verde connosco.

Tecnologia associada

Híbrido Plug-in Opções de carregamento e modos de condução que permitem ir mais longe em modo elétrico.
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.
carregamento Hyundai IONIQ Plug IN

Híbrido plug-in: como funciona?

Por Hyundai Portugal
melhor híbrido plugin 2021

Melhor Híbrido Plug-in 2021: conheça o Hyundai TUCSON PHEV

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ

Este modelo Hyundai está no Top 10 melhores carros para comprar

Por Hyundai Portugal
como carregar carros híbridos

Sabe como carregar carros híbridos plug-in?

Por Hyundai Portugal
dois carros híbridos estacionados

Um dos melhores híbridos plug-in do mercado? Descubra o IONIQ Plug-in Hybrid

Por Ekonomista
híbrido vs híbrido plug in

Híbrido vs Híbrido Plug-In: conheça as diferenças

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson PHEV

A autonomia dos híbridos plug-in permite uma condução 100% elétrica?

Por Hyundai Portugal
Tucson Híbrido

Tributação autónoma: híbridos plug-in têm desconto?

Por Hyundai Portugal
Hyundai Tucson Híbrido

IUC: Híbridos e elétricos estão sujeitos a esta taxa?

Por Hyundai Portugal
Motor de um carro híbrido

Carros Híbridos: como funciona o motor destes veículos?

Por Hyundai Portugal
Hyundai TUCSON híbrido

Preço dos carros híbridos em Portugal: o investimento compensa?

Por Hyundai Portugal
Design de conceito do Hyundai Vision T

Conheça o SUV plug-in com design inovador

Por Hyundai Portugal
Top