subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

Sucesso!

A sua subscrição foi registada!
Pessoa a consultar app de carregamento de carros elétricos

As melhores apps para planear as suas viagens em carros elétricos

Ekonomista
Por Ekonomista 1 Dezembro 2020  •  5 Minutos
Pessoa a consultar app de carregamento de carros elétricos

Está à procura de uma app para planear as suas viagens num carro elétrico? Descubra como é que estas 5 aplicações o vão ajudar a viajar tranquilamente.

 

Se tem um veículo elétrico, há outra coisa que vai querer ter: uma app para planear as suas viagens.

 

A autonomia dos veículos elétricos ainda não permite a realização de viagens e travessias pelo país sem que precise de carregar o automóvel.

 

Associado a isto temos o facto da rede de postos de carregamento não ser tão alargada quanto a rede de abastecimento de combustíveis, o que implica a procura de postos de carregamento caso se desloque para um local que não conhece.

 

O mais importante nas apps para planear viagens é a possibilidade de pesquisar postos de carregamento compatíveis com o seu veículo, ou seja, com a indicação dos carregadores disponíveis.

 

A possibilidade de consultar a disponibilidade dos postos, os custos de carregamento ou a definição de trajetos que incluam já a paragem em postos de carregamento são funcionalidades também muito importantes para que a sua viagem corra da melhor forma possível.

 

Ao longo deste artigo vamos descrever as 5 melhores apps para planear viagens. Estas aplicações têm funcionalidades diferentes entre si.

 

Cabe ao utilizador escolher a app com as funcionalidades que melhor se adaptam às suas necessidades: mapas nacionais, europeus ou internacionais; possibilidade de definição de trajetos; entre outros.

 

dois carros em viagem

 

As 5 melhores apps para planear viagens

 

 

1. Mobi.e

 

Começamos pela app oficial da Mobi.e. Esta empresa pública é a responsável pela gestão da rede de mobilidade elétrica pública instalada no nosso país.

 

A aplicação da Mobi.e permite:

 

  • a pesquisa dos postos de carregamento disponíveis nas proximidades, em tempo real;
  • a pesquisa de postos de carregamento por tipo de posto (normal ou rápido);
  • saber qual o tipo de tomadas disponíveis e qual o operador de cada um dos postos;
  • saber quais as taxas a aplicar ao carregamento.

 

Uma das limitações desta aplicação é o facto de indicar apenas os postos de carregamento da rede Mobi.e. Isto significa a exclusão de alguns postos privados e a limitação a postos de carregamento localizados em Portugal.

 

2. Miio

 

A Miio é uma aplicação criada em Portugal e que conta com inúmeros adeptos. Tem como objetivo tornar o carregamento elétrico simples, conveniente e permitir a interação com a comunidade.

 

Ao contrário da aplicação descrita anteriormente, a Miio tem muitas mais funcionalidades, das quais se destacam:

 

  • a possibilidade de filtrar a pesquisa por tipo de tomada, tipo de carregamento e disponibilidade do posto;
  • a indicação da disponibilidade do posto de carregamento pretendido;
  • simular o custo do carregamento e guardar essa simulação no histórico;
  • comentar, dar uma classificação e adicionar fotografia do posto de carregamento;
  • ter acesso a notificações de alteração de estado do posto de carregamento e filas de espera em tempo real, assim como dos preços praticados;
  • saber quantos utilizadores estão a consultar o mesmo posto de carregamento em determinado momento;
  • perceber qual o número de utilizadores em espera em determinado posto e momento;
  • guardar os postos de carregamento favoritos.

 

Os pontos fortes desta app são as notificações enviadas pela mesma e a possibilidade de simulação dos custos do carregamento.

 

Associado à aplicação existe também o cartão Miio Charge & Pay. Este cartão pode ser utilizado nos postos de carregamento da rede Mobi.e.

 

A Miio cobra um preço único por carregamento, ajustado apenas à rapidez do mesmo. Antes do carregamento o utilizador pode ter acesso ao custo do carregamento, incluindo todas as taxas e impostos.

 

A app permite ainda que o utilizador controle os seus gastos através de estatísticas detalhadas.

 

A Miio é uma aplicação com imensas funcionalidades, mas com duas desvantagens: não permite o planeamento de um trajeto e, caso queira viajar para o estrangeiro também não é a app indicada pois apenas inclui os postos de carregamento localizados em Portugal.

 

3. A Better Route Planner (ABRP)

 

A app A Better Route Planner (ABRP) é uma das aplicações de planeamento de trajetos de viagem em veículos elétricos mais utilizadas.

 

Esta aplicação permite que o condutor introduza o ponto de partida e de chegada, a percentagem de bateria no momento de partida, e o modelo do automóvel.

 

A partir destes dados, a app calcula o trajeto, indicando a percentagem de bateria necessária para o mesmo e o tempo de carregamento necessário, caso a autonomia não seja suficiente para a viagem completa.

 

Para além de sugerir um posto de carregamento (que pode ser alterado pelo condutor), a app indica ainda a elevação do trajeto (algo que para os veículos elétricos é bastante relevante), e a duração total da viagem considerando um eventual carregamento ao longo do trajeto.

 

Permite ainda que o condutor tenha acesso a uma estimativa da percentagem de bateria no final do trajeto, algo que é importante para o planeamento da viagem seguinte.

 

4. PlugShare

 

O PlugShare é considerado o maior mapa de postos de carregamento públicos do mundo,  incluindo as principais redes da Europa e América do Norte.

 

As principais funcionalidades desta aplicação são:

 

  • a possibilidade de pesquisa de postos de carregamento compatíveis com o veículo elétrico, nomeadamente a nível de carregadores;
  • a obtenção da indicação da disponibilidade dos postos em tempo real;
  • a introdução de comentário e a leitura de comentários inseridos por outros utilizadores;
  • a possibilidade de troca de mensagens entre utilizadores, o que permite combinar a partilha de postos e gerir listas de espera;
  • o planeamento de viagens com a indicação de todas as estações de carregamento existentes ao longo do percurso.

 

Embora não seja tão detalhada quanto a ABRP, a app PlugShare apresenta mapas mais completos, o que se torna ideal para quem adora utilizar o seu carro elétrico nas suas viagens ao longo de vários e diferentes países.

 

5. Chargemap

 

A Chargemap apresenta, maioritariamente, postos de carregamento localizados na Europa.

 

A nível de funcionalidades é bastante semelhante à ABRP e à PlugShare já que permite a definição de trajetos, a aplicação de filtros para encontrar postos de carregamento compatíveis com o automóvel e a introdução de comentários.

 

Contudo, a Chargemap tem algo que as outras duas aplicações não têm: um cartão para o carregamento do veículo compatível com milhares de postos ao longo de diversos países.

 

Esta é, sem dúvida, uma vantagem, já que maior parte dos postos de carregamento exige um meio de acesso aos mesmos.

 

Infelizmente, este cartão não pode ser utilizado nos postos de carregamento localizados em Portugal.

 

Bónus: Google Maps

 

Muito provavelmente já tem a app do Google Maps instalada no seu smartphone e já está familiarizado com ela.

 

Mas sabia que para além de delinear trajetos para veículos não elétricos e permitir a procura de diversos pontos de interesse, esta app possibilita também a pesquisa de postos de carregamento elétricos?

 

Ainda não permite planear o trajeto considerando as necessidades de um veículo elétrico, ou seja, não sugere postos de carregamento ao longo do percurso definido.

 

Contudo, caso precise carregar o seu automóvel, pode utilizar o Google Maps para pesquisar postos de carregamento nas proximidades. Esta app pode ser assim utilizada em situações inesperadas.

 

Em situações recorrentes o Google Maps não é o ideal pois não permite que o utilizador tenha acesso à informação do tipo de carregadores disponíveis, o que significa que pode deslocar-se até um posto que não é compatível com o seu automóvel.

 

No entanto, pode ser uma alternativa, caso não tenha nenhuma das outras instaladas. Para além de que lhe fornece dados de restaurantes, hotéis e outros locais de interesse na proximidade.

 

 

Conclusão

 

Terminado o artigo, agora já tem várias apps para planear a sua próxima viagem.

 

As diferentes apps apresentam vantagens e desvantagens tendo em conta o tipo de informação que disponibilizam, bem como a compatibilidade em zonas geográficas e ainda com a possibilidade de usar cartões para pagar em vários postos.

 

Agora, só tem de escolher a(s) sua(s) apps para planear viagens.

Ekonomista
Ekonomista O Ekonomista é um publisher de referência nacional com expertise editorial na área de Motores. Como parceiros da Blue Academy, a nossa missão é descomplicar os temas relacionados com a eco mobilidade.
tempo de carregamento carros eletricos

Conhece o tempo de carregamento de carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Mulher a carregar IONIQ 5

Rede de carregamento Mobi.E é cada vez mais uma opção para quem compra carro elétrico

Por MOBI.E
KAUAI elétrico a carregar

Locais de carregamento de carros elétricos: sabe a diferença entre os PCR e os PCN?

Por Hyundai Portugal
carregar carro

Carregar o carro elétrico em casa compensa?

Por Hyundai Portugal
Pessoa a carregar Hyundai KAUAI

Cartão Mobilidade Elétrica: saiba qual pode usar

Por notasemdia.pt
ionity

Postos de carregamento ultrarrápidos IONITY chegam a Portugal

Por Hyundai Portugal
Carros Elétricos vs Gasolina

Procura uma app de postos de carregamento elétrico? Conheça as melhores

Por Hyundai Portugal

Como carregar carros elétricos em postos de carregamento públicos?

Por Hyundai Portugal
cartão carregamento carros elétricos - Cartão Galp a ser usado em posto de carregamento

Cartão de carregamento de carros elétricos: descubra as vantagens dos operadores

Por Hyundai Portugal
Hyundai IONIQ a carregar

Onde carregar carros elétricos em Portugal?

Por Hyundai Portugal

Tomadas para carregar carros elétricos: todas as respostas às suas perguntas!

Por Hyundai Portugal
potencia para carregar carros eletricos - hyundai kauai ev

Qual é a potência necessária para carregar carros elétricos?

Por Hyundai Portugal
Top