Pode a arte do Museu Van Gogh ser transposta para um automóvel? A parceria entre a Hyundai e o museu holandês mostra que sim. Descubra mais sobre o envolvimento da marca sul coreana no mundo da arte e como se concretiza esta parceria entre as duas entidades.
Museus acessíveis a todos
A Hyundai quer associar o design automóvel à arte, através de uma colaboração com os principais museus internacionais. Neste projeto, a Hyundai já colaborou com Tate Modern, em Londres, com o Los Angeles County Museum of Art (LACMA) e com o National Museum of Modern and Contemporary Art, em Seoul, na Coreia do Sul.
Atualmente, a Hyundai é parceira do Museu Van Gogh, em Amesterdão, na Holanda. Esta colaboração nasceu em 2016 e é responsável, por exemplo, pela organização do “Hyundai Mobility Day”, evento que tem como objetivo democratizar o acesso à arte e apoiar o desenvolvimento do projeto “Van Gogh on the Road”.
Hyundai Mobility Day e Van Gogh on the Road
Com a importância da sustentabilidade para o futuro, arte e cultura oferecem conforto e inspiração para muitos. O Hyundai Mobility Day foca-se na acessibilidade, integrando um conjunto de atividades educacionais em torno deste tema.
Com a disponibilização de diversas viaturas elétricas ao Museu Van Gogh, a Hyundai viu estes modelos “envolvidos” nas obras de arte icónicas de Vincent van Gogh. Através de uma viagem até Paris, seguiram-se os passos de Van Gogh, como parte do projeto Van Gogh on the Road. Os modelos Hyundai IONIQ Electric e Kauai Electric foram personalizados de acordo com as obras icónicas de Van Gogh “Almond Blossom” e “Sunflowers.”
A arte continua a transformar a mobilidade
Já não é a primeira vez que a marca sul-coreana realiza parcerias com artistas e museus por todo o mundo, mostrando que a arte pode estar aliada à mobilidade do futuro.
Em 2019, a artista austríaca Birgit Palma foi convidada a realizar uma coleção de fotografias de dupla exposição, tendo como principal modelo o Kauai Hybrid. Esta produção de fotografias ilustrou a fusão das tecnologias, além de destacar o design deste carro ecológico.
Esta exposição foi uma das que integrou o projeto #NextAwaits, um manifesto que procura incentivar a continua procura por um futuro cada vez melhor. No caso da Hyundai representa-se com as constantes inovações em tecnologia fuel cell, com a promessa de, até 2030, existirem mais de meio milhão de automóveis com esta tecnologia em circulação.