A resposta curta e direta é: sim. Sim, é possível poupar combustível com um carro híbrido. Há múltiplas situações onde é possível se conduzir um carro híbrido.
Vamos explicar-lhe tudo e mostrar-lhe como um híbrido lhe permite poupar combustível e dinheiro. E ao poupar combustível, também está a poupar o ambiente, reduzindo a quantidade de emissões poluentes. Mas antes, é preciso perceber como funciona um carro híbrido.
Como funciona um carro híbrido?
Um híbrido é um automóvel que funciona com recurso a um motor elétrico e a um motor de combustão (gasolina ou diesel), em simultâneo ou alternadamente. Com esta tecnologia, o automóvel está programado para tirar o máximo partido dos dois motores, de forma automática, vantajosa e eficiente, usando o motor certo em cada situação de condução.
Toda a energia criada pelo carro quando está em movimento, incluindo as travagens, é aproveitada para recarregar a bateria elétrica, que usará de novo essa energia para mover o veículo. É um sistema muito eficiente. Essa eficiência do sistema híbrido é a primeira causa da poupança de combustível. Mas há outros motivos que provam que conduzir um híbrido permite-lhe poupar combustível. Quer saber quais? Continue a ler.
Como é que um híbrido permite-lhe poupar combustível?
Os carros híbridos são sempre mais eficientes no consumo de combustível. No pára-arranca e nos circuitos urbanos, por exemplo, a velocidades inferiores a 50 km/h, o híbrido recorre ao motor elétrico. Isto significa que se usar um híbrido maioritariamente na cidade, as poupanças de combustível podem ser muito significativas ou mesmo radicais.
Em viagens mais longas, muitos híbridos estão programados para funcionar, sempre que possível, em modo elétrico. E a autonomia dos carros híbridos, quando circulam em modo exclusivamente elétrico, é cada vez maior. Ou seja, pode poupar combustível na cidade e também fora dela.
Além de economizar, os carros híbridos também exigem menor manutenção do sistema elétrico e são menos suscetíveis a avarias e falhas mecânicas. Por outro lado, emitem menos CO2 e isso também permite-lhes pagar menos ISV (Imposto Sobre Veículos). Todas estas vantagens representam poupanças importantes para os condutores de carros híbridos.
Pronto para conduzir o seu híbrido? Boa viagem e boas poupanças.