O primeiro posto de carregamento ultrarrápido da IONITY chegou a Portugal. Permite carregamentos até 350 kW. A primeira estação de carregamento elétrico tem quatro postos ultrarrápidos de carregamento, e está na A2, em Almodôvar.
Recordamos que em novembro, o Hyundai Motor Group se tornou na mais recente acionista da IONITY, uma joint venture responsável por operar uma rede de estações de carregamento de alta capacidade, líder de carregamento na Europa.
Esta é a primeira de um total de quatro estações que estão previstas abrir até ao final deste ano. Além da primeira em Almodôvar, também serão instalados postos IONITY em Barcelos (A3), Estremoz (A6) e Leiria (A1).
As quatro localizações vão reunir um total de 12 postos de carregamento ultrarrápido. Portugal junta-se à rede europeia de postos de carregamento, que continuará a crescer, numa primeira fase, até às 400 estações de carregamento.
Como acontece no resto da Europa, também em Portugal o preço por kW por hora está fixado nos 0,79€.
IONITY em Portugal
O primeiro posto de carregamento IONITY em Portugal, surge no âmbito de uma parceria entre a Brisa, a Cepsa e a própria IONITY. Os fornecedores de energia nestes postos de carregamento rápido e ultrarrápido variam consoante as áreas de serviço, tal como os postos de combustível convencionais.
Ao contrário do que acontece em outros países da Europa, os carregamentos em Portugal são efetuados através da rede Mobi.E, obrigatório por lei. Mais isto significa que qualquer utilizador da rede Mobi.E pode carregar nos novos postos, utilizando o seu cartão de carregamento de carros elétricos.