Segundo dados da Associação dos Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), em 2021, no espaço de apenas 8 meses, foram vendidos 16.925 carros elétricos e híbridos plug-in, mostrando uma quebra de mais de 45% nas vendas de carros a gasolina e gasóleo.
E a tendência veio para ficar, com vários incentivos fiscais a apoiar a mudança de mentalidades e de automóveis.
Leia tudo sobre os atuais incentivos e esclareça-se quanto ao ISV dos carros elétricos e híbridos.
Quanto têm de pagar de ISV os carros elétricos e híbridos
O novo ano entrou com mudanças nos benefícios fiscais para a compra de carros elétricos e híbridos. Desde o dia 1 de janeiro de 2022, o apoio que o Estado Português dispõe para a aquisição de um carro de passageiros 100% elétrico novo é agora de 4.000 euros, para pessoas singulares. Os apoios estão disponíveis até 30 de novembro. No entanto, o Estado limitou esta oferta a apenas 1.300 veículos ligeiros de passageiros.
Mas são apenas os ligeiros de passageiros a terem direito a estes incentivos fiscais para carros elétricos e híbridos? A resposta é não. Continue a ler para saber tudo sobre as vantagens de ter um carro elétrico e híbrido.
ISV: Carros elétricos e híbridos – Particulares
Todos os carros que sejam 100% elétricos não pagam Imposto sobre Veículos (ISV), nem o Imposto Único de Circulação (IUC), mais conhecido como o selo do carro.
Já nos carros híbridos plug-in, estes só pagam 25% do ISV, mas se tiverem autonomia elétrica acima dos 50 km de e emitam apenas 50 gramas de CO2/km.
Quando aos híbridos, estes pagam 60% do ISV e também têm de ter 50 km de autonomia e emitir 50 gramas de CO2/km.
ISV: Carros elétricos e híbridos – Empresas
Quanto ao mundo empresarial, a mudança para um carro ecológico também lhes oferece alguns incentivos fiscais. Por exemplo, não há ISV para carros elétricos e não pagam IUC, podendo ainda deduzir o IVA, caso o automóvel adquirido custe até €62.500.
Quanto aos carros híbridos plug-in para empresas, a isenção do IVA é para carros que custem até €50 mil e a taxa de tributação autónoma é reduzida para 5%, 10% e 17,5%, consoante o valor do veículo.
Os carros elétricos e os carros híbridos plug-in podem ainda deduzir o IVA da eletricidade usada em carregamentos.
Como poderei ter acesso aos incentivos?
Para obter o seu incentivo deverá avançar com a compra do automóvel e só depois é que poderá candidatar-se aos incentivos existentes, através do site do Fundo Ambiental. Atenção, pois só pode candidatar-se uma vez e não é certo que a sua candidatura seja uma das selecionadas.
Já para empresas, o processo é idêntico, mas só poderá candidatar-se caso compre um ligeiro de mercadorias. Neste caso, pode fazê-lo até quatro vezes.
ISV: Carros elétricos e outros benefícios
Ter um automóvel 100% elétrico permite-lhe obter vários benefícios um pouco por todo o país. É o caso do estacionamento gratuito em muitas áreas, desde que tenha o dístico de carros elétricos. Cidades como Beja, Guimarães, Loures, Funchal, Mirandela, Oliveira de Azeméis, Póvoa de Varzim, Ribeira Brava, Setúbal e Vila Real oferecem o estacionamento a carros 100% ecológicos, enquanto na capital deverá adquirir um dístico próprio.
Já está convencido? Conheça a gama de carros elétricos Hyundai e dê o próximo passo no caminho de uma mobilidade mais sustentável.