Que a mobilidade elétrica é a mobilidade do futuro não há dúvidas. São inúmeras as vantagens dos carros elétricos, desde a quantidade residual de emissões, custos de manutenção e abastecimento, entre outras. No entanto, dentro do campo da mobilidade elétrica, existe um elemento que está a ser cada vez mais mencionado como a opção mais sustentável. Mais ainda que as baterias de lítio usadas nos carros elétricos tradicionais. Falamos, é claro, do hidrogénio (combustível).
O que é o hidrogénio?
O hidrogénio é, nada mais nada menos, que o elemento mais abundante no universo. Em teoria, seria possível extraí-lo de várias formas dos vários elementos que nos rodeiam. No entanto, na prática, a forma mais comum de produzir hidrogénio é a partir dos combustíveis fósseis. Esta alternativa não se apresenta como a mais sustentável, e é nesse sentido que estão a ser feitos cada vez mais esforços no sentido da produção de hidrogénio de forma mais ecológica.
Uma parte desses esforços está a ser feita na área da mobilidade, através dos veículos movidos a hidrogénio.
Hidrogénio, combustível e fuel-cell: como funciona?
Afinal, como funcionam os carros movidos a hidrogénio?
Tal como os veículos elétricos tradicionais, os carros a hidrogénio também são veículos movidos a energia elétrica A diferença entre estes dois veículos reside na sua fonte de energia: enquanto que os carros elétricos tradicionais recorrem a baterias de lítio, os carros a hidrogénio utilizam células de combustível a hidrogénio, ou fuel-cell.
A energia elétrica dos carros a hidrogénio é produzida através de uma reação química, que acontece entre o hidrogénio e o oxigénio. O hidrogénio é libertado de forma gradual e, dentro das células de combustível, entra em contacto com o oxigénio, onde ocorre a reação, graças a uma membrana muito fina, feita de platina. Desta reação resulta eletricidade, que alimenta o carro, e ainda um subproduto: água, que é libertada em forma de vapor. Assim, não só os veículos a hidrogénio não contribuem para as emissões de CO2, como ainda têm a capacidade de purificar o ar à sua volta.
Qual é o maior desafio do hidrogénio enquanto combustível?
Como já percebemos, são muitas as vantagens que advêm do uso do hidrogénio como combustível automóvel. No entanto, há uma desvantagem que ainda impede a comercialização em massa deste tipo de veículo: o preço.
Devido à membrana de platina, essencial para que aconteça a reação, e também à complexidade na manufatura destas células de combustível, os preços de produção destas unidades de energia rondam os 20.000€ a unidade. Este valor ainda torna inviável a produção de carros hidrogénio em massa rentáveis no mercado automóvel.
No entanto, já é possível ver a sua utilização em veículos como camiões comerciais e autocarros no nosso dia-a-dia. E a pensar no futuro, a Hyundai já se encontra a planear a comercialização em massa do seu modelo a hidrogénio mais recente: o Hyundai NEXO.
Hyndai NEXO: o futuro da mobilidade
Condução autónoma, carregamento em 5 minutos e uma autonomia de 666 km: estas são apenas algumas características do Hyundai NEXO, o sucessor do Hyundai ix35 Fuel Cell, no campo dos veículos movidos a hidrogénio e o primeiro SUV Fuel Cell registado em Espanha. Para além de não emitir gases poluentes, o NEXO tem ainda a capacidade de purificar o ar à sua passagem. Prova disso é a atleta olímpica Mireia Belmonte, que foi desafia a praticar exercício físico dentro de uma bolha, apenas com o ar produzido pelo Hyundai NEXO.
Hidrogénio: combustível do futuro ou apenas uma miragem?
O Hyundai NEXO ainda não se encontra disponível no mercado português, e será difícil de prever quando é que a transformação do hidrogénio em combustível se tornará uma opção viável e mais económica a longo prazo.
A Hyundai acredita no potencial deste elemento enquanto combustível do futuro, e tem vindo a apoiar e a desenvolver diversos projetos no âmbito da mobilidade a hidrogénio. A curto-prazo, a marca continua a apostar na comercialização dos veículos elétricos e híbridos, tendo lançado recentemente o novo Hyundai KAUAI e o novo Tucson HEV, solidificando o seu lugar enquanto marca líder na eletrificação da mobilidade.
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