O carregamento de carros elétricos em condomínios tem algumas implicações que podem gerar dúvidas aos utilizadores que residam nesta modalidade de habitação. Se já tem ou está a planear comprar um elétrico e reside num condomínio, saiba como se processam estas situações.
Como garantir carregamento de carros elétricos em condomínios
Viver num condomínio não significa que deve abandonar planos de compra de um carro elétrico.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, artigo nº29, sempre que pretenda instalar um ponto de carregamento num edifício existente, o condómino pode fazê-lo, a seu próprio custo. Ou seja, pode instalar uma wallbox.
É importante saber que existem várias opções para instalar uma wallbox num condomínio. Se não tiver uma box, a recomendação é ligar ao quadro elétrico comum. Neste caso, a instalação do carregador de carros elétricos é paga pelo utilizador e não pelo condomínio.
Neste caso, uma comunicação deve ser realizada, por escrito, com pelo menos 30 dias de antecedência da data de instalação prevista. Saiba, contudo, que a administração do condomínio pode opor-se à instalação, se o próprio edifício já tiver pontos de carregamento ou tomadas com o objetivo de carregamento de carros elétricos.
Se tem uma box, a melhor solução é ligá-la diretamente à sua fração, para não ter de acertar contas com os vizinhos ou com o condomínio. Os carregadores consomem a energia do seu apartamento. Também pode ser feita a ligação ao quadro elétrico dos serviços comuns, que funciona da mesma maneira que o exemplo sem box.
Carregadores Privados vs. Wallbox Partilhada
Pode pedir à administração do seu condomínio a instalação de um carregador privativo, cujos custos (seja uma wallbox ou uma tomada) terão de ser assegurados por si.
Claro que também pode dar-se o caso de o próprio condomínio ter uma wallbox partilhada, acessível a todos os moradores que dela necessitem. Acaba por ser uma solução mais económica do que uma individual. Se o carro elétrico crescer até dominar o mercado automóvel, este será provavelmente o cenário em todos os condomínios.
Apoios do Estado para carregamento de carros elétricos em condomínios
Em março foi anunciado que a compra e instalação em espaços comuns dos prédios de equipamentos, para o carregamento de veículos elétricos, vai ser apoiada pelo Estado através do Fundo Ambiental.
A comparticipação será de 80% dos gastos, o que poderá corresponder a um valor de 800€ por cada lugar de estacionamento. A este apoio podem ainda somar 80% dos custos com a instalação elétrica, com um máximo de mil euros por lugar.
As candidaturas a estes apoios podem ser feitas por moradores em edifícios em propriedade horizontal de três formas distintas: morador individual em condomínio, por grupos de condóminos ou pelas administrações do condomínio.