Hoje em dia, e sem a menor sombra de dúvida, os carros elétricos são considerados um elemento fundamental no futuro da mobilidade ecológica. No entanto, ainda surgem dúvidas em relação ao funcionamento destes veículos e se os carros elétricos são realmente ecológicos.
Estas dúvidas prendem-se sobretudo com o tempo de vida das baterias e com o fabrico dos automóveis. Vamos esclarecer algumas questões no sentido de perceber se o caráter ecológico destes automóveis está garantido.
Carros elétricos: são realmente ecológicos?
Esta é uma questão completamente legítima, já que durante o seu fabrico, os carros elétricos produzem, em média, o dobro das emissões CO2, quando comparados com carros a combustão, quer seja a gasolina ou a diesel.
No entanto, é importante considerar também a posterior utilização diária que o veículo elétrico vai ter. E é neste ponto que o caso muda de figura.
Hoje em dia, os carros elétricos estão no centro da estratégia dos construtores e fabricantes, por representarem o futuro do setor, ao utilizar tecnologias que permitem atingir as metas climáticas. As regras nacionais e comunitárias são cada vez mais rigorosas neste sentido.
Um estudo feito pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente, para carros vendidos durante o ano de 2020, um carro elétrico produz, em média, 90gCO2e/km durante toda a sua vida útil, enquanto que um carro a gasóleo ou gasolina irá produzir, em média, mais de 230gCO2e/km.
O que significa que, um carro elétrico, durante toda a sua vida útil vai produzir quase 3 vezes menos emissões que um carro a combustão. A desvantagem inicial do preço mais elevado dos veículos elétricos é rapidamente compensada.
O problema das baterias
Outro dos aspetos que levanta mais questões é o destino das baterias dos carros elétricos no final de vida. A reciclagem das baterias é um processo custoso e poluente.
Contudo, o que muitas pessoas desconhecem, é que as baterias que já não sejam eficientes num carro poderão ter, em média, mais 10 anos de vida após saírem do automóvel, como baterias estacionárias, contribuindo para uma gestão mais eficaz das redes elétricas.
Mesmo depois de ter tomado em consideração o fabrico das baterias, os carros elétricos permanecem uma solução mais ecológica, devido à redução de emissões criadas durante a vida do automóvel.
Podemos então afirmar que os carros elétricos são realmente ecológicos?
Mesmo tendo em conta a questão das baterias, os carros elétricos permitem reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de maneira significativa, em comparação com os veículos tradicionais.
Uma coisa é certa: estes veículos continuam a ser uma das melhores opções para quem procura uma opção de mobilidade mais ecológica, sem perder a inovação em tecnologias automóveis e a autonomia necessária a viagens mais longas.
Conheça a gama de carros elétricos da Hyundai e entre já no mundo da ecomobilidade!