A Hyundai Motor Company lidera o desenvolvimento de uma sociedade movida a hidrogénio e de um ecossistema de veículos comerciais fuel cell, na China, juntamente com os parceiros regionais.
A Hyundai Motor assinou recentemente um memorando de entendimento com a Shanghai Electric Power Co., Ltd., Shanghai Sunwise New Energy System Co., Ltd. e Shanghai Ronghe Electric Technology Financial Leasing Co., Ltd., com o objetivo de estabelecer um ecossistema de mobilidade a hidrogénio, na zona de Xangai e Yangtze River Delta.
Com o mesmo objetivo, mas para a região de Jing-Jin-Ji, a Hyundai Motor assinou um segundo memorando de entendimento com o Iron and Steel Research Institute Group da China (CISRI) e com o Hebei Iron and Steel Group (Grupo HBIS), apresentando ainda o primeiro camião para serviços pesados do mundo movido a hidrogénio, Hyundai XCIENT, na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) 2020.
Mobilidade a hidrogénio: em que consistem as parcerias?
O primeiro memorando referido irá formar um sistema colaborativo que liga a produção de hidrogénio, a construção de pontos de reabastecimento e o fornecimento de veículos comerciais Fuel Cell da Hyundai na zona de Yangtze River Delta. Prevê ainda a promoção de um negócio piloto de veículos fuel cell. Através deste memorando de entendimento, as quatro partes têm como objetivo construir um modelo de negócios altamente eficaz, com custos competitivos e com base na experiência de cada empresa, fornecendo mais de 3.000 camiões movidos a hidrogénio, na área de Yangtze River Delta, até 2025.
O acordo com o Iron and Steel Research Institute Group e com o Hebei Iron and Steel Group, visa a construção de um sistema cooperativo com o cluster de mobilidade a hidrogénio de Jing-Jin-Ji. Enquanto “lar” das maiores fábricas siderúrgicas do país, este cluster apresenta um abastecimento de hidrogénio estável e abundante. Tem ainda uma grande procura de camiões pesados, dado o volume transportadoras de grandes mercadorias na região.
Através deste memorando de entendimento, o CISRI é responsável por fornecer tecnologia relacionada com o armazenamento de hidrogénio, transporte e reabastecimento, assim como pelo apoio à construção de estações de reabastecimento de hidrogénio. O Grupo HBIS irá fornecer hidrogénio, tirando partido de subprodutos, e identificar fontes para a procura de veículos fuel cell, enquanto que a Hyundai Motor irá desenvolver e distribuir camiões a hidrogénio adequados às necessidades do mercado local, em colaboração com a subsidiária local de veículos comerciais.
As três partes irão levar a cabo um período experimental de camiões de hidrogénio na área de JingJin-Ji, com o objetivo de fornecer 1.000 unidades até 2025.
1 milhão de veículos Fuel Cell até 2030 na China
A Hyundai está a colaborar de perto com os seus parceiros chineses, que estão alinhados com o fuel cell roadmap do governo chinês, que tem como objetivo ter 1 milhão de veículos fuel cell até 2030. O objetivo da Hyundai é fornecer mais de 27.000 unidades de FCEV na China até 2030, com o intuito de se posicionar enquanto líder global na tecnologia fuel cell, através desta colaboração multilateral com a China.
No mês passado, a Hyundai Motor, entregou as primeiras sete unidades do XCIENT Fuel Cell – o primeiro camião para serviços pesados do mundo movido a hidrogénio e produzido em massa –, a clientes suíços, com o intuito de finalizar o ano tendo um total de 50 camiões a percorrer as estradas suíças