Um dos grandes incentivos das marcas para os condutores adquirirem carros elétricos é, sem dúvida, a afirmação de que este tipo de veículos são menos poluentes quando comparado com os veículos de combustão. No entanto ainda há pessoas e entidades que afirmam que os carros elétricos poluem mais. Será que esta afirmação faz sentido?
Esta constatação de que os carros elétricos poluem mais tem por base o seu processo de fabrico e a reciclagem das baterias no fim de vida do veículo.
Carros elétricos poluem mais… apenas durante o seu fabrico
Tal como nos combustíveis fósseis, é necessário considerar as emissões das máquinas utilizadas na extração e os veículos pesados utilizados nos transportes. Segundo dados do International Council on Clean Transportation, a produção da bateria e do restante veículo elétrico produz, em média, o dobro das emissões de CO2 quando comparada com a de um veículo a gasolina ou a diesel.
Este poderia ser o fim da discussão, se não considerássemos a utilização dos veículos no dia-a-dia e as suas emissões de CO2.
Segundo um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, para carros vendidos em 2020, um carro carro elétrico produz, em média, 90 gCO2e/km durante toda a sua vida útil. Este número encontra-se muito abaixo da emissões de um carro com motor a gasóleo (234 gCO2e/km) e a gasolina (253 gCO2e/km).
Estas emissões representam, durante toda a vida útil do veículo, 20 toneladas para o carro elétrico, 53 toneladas para o carro a gasóleo e 57 toneladas para o carro a gasolina.
O que é que isto significa?
Com estes números, conseguimos constatar que um carro elétrico, durante toda a sua vida útil, produz quase 3 vezes menos emissões de CO2 que um carro a combustão, seja ele a gasolina ou a gasóleo. Com estes valores, calcula-se que os carros elétricos demorem cerca de 2 anos a atingirem o mesmo número de emissões dos veículos a combustão, recuperando assim a desvantagem inicial na sua produção, incluindo o fabrico da bateria.
Os carros elétricos poluem mais no seu fim de vida?
Como foi anteriormente referido, outra das questões que se prende com a poluição dos veículos elétricos é o destino da bateria no fim de vida do veículo. A sua reciclagem vai significar gastos e, assim, reduzir a diferença existente entre as emissões destes veículos com os de combustão. No entanto, há alternativas que poderão vir prevenir estas emissões e dar uma outra vida às baterias.
Reutilização das baterias de lítio
As baterias que já não sejam eficientes num veículo elétrico poderão vir a ter, em média, mais 10 anos de vida após saírem do automóvel. Estas serão transformadas em baterias estacionárias, contribuindo para uma gestão mais eficaz das redes elétricas. Isto traduz-se no carregamento segundo a disponibilidade do melhor preço, o chamado smart charging, e também no fornecimento de eletricidade à rede elétrica, invertendo o processo. Isto são hipóteses que ainda estão a ser estudadas, existindo um projeto piloto em Porto Santo, mas que poderão vir a tornar-se numa realidade num futuro muito próximo.
Os carros elétricos poluem mais: o mito desfeito
Com estes dados disponíveis analisados, conseguimos perceber que, apesar de os carros elétricos produzirem mais emissões de CO2 durante o seu fabrico, essa poluição inicial é rapidamente compensada pelo baixo número de emissões na sua utilização.
Assim, apesar de ainda haver a crença de que os carros elétricos poluem mais que os veículos de combustão, esta crença está longe de ser verdade. Os veículos elétricos continuam a ser a opção mais viável para quem procura uma solução mais ecologicamente sustentável para as suas deslocações.