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carro híbrido parado a mostrar que a mobilidade elétrica se adequa a estilo de vida

A mobilidade elétrica adequa-se ao seu estilo de vida?

Por Ekonomista
Publicado em 7 Setembro 2020  •  7 Minutos
carro híbrido parado a mostrar que a mobilidade elétrica se adequa a estilo de vida
Não sabe se a mobilidade elétrica se adequa ao seu estilo de vida? Encontre a resposta e a tecnologia elétrica ideal para as suas necessidades aqui.

 

A mobilidade elétrica veio para ficar. Contudo, ainda existem muitas dúvidas relacionadas com o facto da mobilidade elétrica se adequar ou não ao estilo de vida das pessoas.

 

O principal receio é sempre o mesmo: a autonomia.

 

Apesar de já existirem elétricos com autonomias de 600 km, a autonomia de grande parte dos veículos elétricos é mais baixa que a dos veículos tradicionais. E o tempo de carregamento é superior ao tempo de abastecimento de um veículo tradicional.

 

No entanto, as vantagens de conduzir um veículo elétrico ultrapassam largamente as vantagens proporcionadas por um automóvel tradicional.

 

A autonomia máxima dos veículos elétricos é cada vez maior e o tempo de carregamento cada vez menor. As evoluções tecnológicas só contribuem para isso mesmo.

 

Ao longo deste artigo vamos mostrar como a mobilidade elétrica se adequa ao estilo de vida de todas as pessoas, desmistificar algumas ideias acerca da mobilidade elétrica, e demonstrar as inúmeras vantagens de conduzir um veículo elétrico.

 

Está curioso e quer perceber se a mobilidade elétrica se adequa a si? Leia este artigo.

 

A mobilidade elétrica adequa-se ou não a mim: 2 aspetos a considerar

 

um dos carros a hidrogénio estacionado na rua

 

1. Autonomia

 

Este é, sem dúvida, o aspeto que mais questões levanta.

 

Será que a autonomia de um veículo elétrico é suficiente para que eu possa, sem qualquer problema, utilizar o automóvel diariamente?

 

Se utilizar o automóvel para percorrer cerca de 50 quilómetros diários, de quanto em quanto tempo teria que carregar o automóvel? E se percorrer 200 quilómetros por dia? 

 

Vamos responder a estas questões com dois exemplos concretos: o SUV KAUAI Electric e o IONIQ Electric.

 

O Kauai apresenta uma autonomia impressionante de até 449 quilómetros (WLTP), e o IONIQ uma autonomia de até 311 quilómetros.

 

Considerando a autonomia destes dois automóveis e os quilómetros a percorrer, é possível calcular o tempo médio de duração da bateria.

 

Assim, se percorrer cerca de 50 quilómetros diariamente, terá que carregar o IONIQ de seis em seis dias, e o Kauai de nove em nove dias. Se por outro lado, percorrer cerca de 200 quilómetros por dia, já será necessário carregar o IONIQ diariamente, e o Kauai de dois em dois dias.

 

Através destes exemplos concretos, é possível perceber que a autonomia não é, necessariamente, um problema. Tudo dependerá da intensidade de utilização do automóvel.

 

A autonomia dos veículos elétricos é cada vez maior, o Kauai Electric é prova disso. Se a utilização do automóvel for moderada, não terá que se preocupar com o carregamento ao longo de vários dias.

 

E ainda estará a poupar. Estará a poupar dinheiro e o ambiente.

 

Mas, e se percorrer 500 quilómetros diariamente? Serão poucas as pessoas a percorrer um número tão elevado de quilómetros todos os dias, mas é uma possibilidade.

 

Se não for uma realidade diária, poderá ser uma realidade pontual, como no caso de umas férias.

 

A solução também é simples. Pode sempre carregar o seu automóvel em algum ponto ao longo do seu trajeto. E utilizando um carregamento rápido, recupera até 80% de autonomia em menos de 50 minutos, que pode utilizar para almoçar, por exemplo.

 

2. Carregamento

 

Os veículos tradicionais, movidos a combustível fóssil, podem ser abastecidos em qualquer um dos postos de combustível espalhados pelo mundo, desde que disponível o tipo de combustível utilizado no automóvel.

 

Os veículos elétricos, por seu lado, podem ser carregados em qualquer tomada que contenha corrente de energia elétrica.

 

Para tal, terá que ter os devidos adaptadores e ter cuidado com a voltagem de energia elétrica, mas as possibilidades de carregamento são infinitamente maiores que as de um veículo tradicional.

 

Assim, é possível carregar os carros elétricos na rua, em centros comerciais, parques de estacionamento ou em casa.

 

Na rua, estes veículos podem ser carregados num dos vários postos de carregamento geridos pela empresa pública responsável pela rede de mobilidade elétrica, a MOBI.E, e, ainda, em alguns postos de carregamento privados.

 

Postos de carregamento

 

Existem postos de carregamento normais (3,7 kVA), semi-rápidos (22 kVA), e rápidos (43 kVA). 

 

Estes últimos, os rápidos, permitem o carregamento de cerca de 80% do total da bateria elétrica em menos de 50 minutos e podem ser encontrados, em grande parte, em áreas de serviço de autoestradas, ou nos centros das cidades.

 

Em casa, os automóveis elétricos podem ser carregados através da ligação a uma tomada normal ou através de uma wallbox.

 

A wallbox é um sistema que permite um carregamento mais rápido através da transmissão de uma maior quantidade de energia para o automóvel, e que pode ser instalado em casa por uma empresa certificada para o efeito.

 

Um carregamento através de um wallbox demorará algumas horas, o que é perfeitamente conveniente, se por exemplo, colocar o carro a carregar durante a noite ou durante as horas de descanso.

 

E aqui existe ainda uma outra vantagem: pode carregar o automóvel nas horas de vazio e conseguir uma maior poupança.

 

Se, por outro lado, optar por carregar o automóvel através de uma tomada elétrica normal, o carregamento durará vários dias.

 

Poderá simular o tempo de carregamento no simulador de carregamento, e perceber rapidamente quanto tempo necessitaria para carregar o seu automóvel.

 

Se for de férias, por exemplo, e necessitar percorrer centenas de quilómetros, muito provavelmente terá que parar ao longo da viagem para carregar o seu automóvel.

 

Enquanto aproveita para descansar e se alimentar, o seu automóvel pode rapidamente carregar até aos 80% de autonomia. Este limite é, aliás, o recomendável para manter a qualidade e vida útil da sua bateria.

 

Hoje em dia, são já imensos os alojamentos turísticos que disponibilizam wallboxs para carregamento dos veículos elétricos dos seus hóspedes, pelo que, durante as suas férias, este é um ponto com o qual também não terá que se preocupar.

 

Podemos ainda mencionar a poupança

 

Um veículo elétrico permite uma enorme poupança, uma vez que a energia elétrica é mais barata que o combustível.

 

Embora os veículos elétricos tenham um custo inicial mais elevado que um veículo tradicional, essa diferença de valores pode facilmente ser eliminada através da poupança com a eletricidade.

 

Os encargos com a eletricidade são cerca de três vezes inferiores aos encargos com o combustível. E quantos mais quilómetros percorrer, maior será a poupança.

 

Para simular quanto poderá poupar com um veículo elétrico, pode utilizar a calculadora de poupança que temos disponível para si.

 

Imaginando, por exemplo, que pretende adquirir um Hyundai IONIQ para substituir o seu veículo diesel, e que percorre cerca de 20.000 quilómetros todos os anos, ao fim de oito anos a poupança com combustível rondaria os 10.000€.

 

E isto é apenas a poupança relacionada com os carregamentos. Pode ainda poupar na manutenção do automóvel e usufruir de diversos benefícios do programa da fiscalidade verde, como por exemplo: isenção do Imposto Único de Circulação ou apoios do Estado.

 

A experiência de condução de um veículo elétrico

 

pessoa no interior de um veículo a testar autonomia dos carros elétricos

 

Se nunca conduziu um veículo elétrico, experimente.

 

Estes veículos silenciosos, mas rápidos e poderosos têm um poder de aceleração enorme, uma vez que o binário máximo está disponível desde o arranque. Basta um pequeno toque no acelerador e o automóvel atinge, rapidamente, velocidades elevadas.

 

A nível de arranque, são bem capazes de competir com alguns veículos tradicionais com potências elevadas.

 

Os automóveis elétricos também são equipados com sistemas de apoio à condução e segurança recentes e atualizados, nomeadamente:

 

  • Sistema de Travagem Autónoma de Emergência com função de deteção de Peões e Ciclistas 
  • Sistema de Assistência à Faixa de Rodagem no caso do IONIQ Electric

 

Estes são alguns dos equipamentos que tornam estes veículos seguros de conduzir.

 

Ao conduzir um elétrico vai sempre sentir-se motivado para atingir a melhor performance possível.

 

Equipados com o sistema de travagem regenerativa, estes automóveis permitem não só poupar como aumentar a autonomia disponível.

 

O KAUAI Electric está até equipado com um sistema de travagem regenerativo ajustável em que o automóvel ou o próprio condutor podem decidir qual o nível de regeneração a utilizar.

 

E em que consiste este sistema?

 

O sistema de travagem regenerativa carrega a bateria nos momentos de desaceleração. O motor elétrico recolhe a energia cinética e armazena-a na bateria elétrica, ficando esta disponível para a utilização do automóvel. Este sistema inclui ainda sensores a bordo do automóvel que controlam automaticamente o nível de travagem regenerativa adaptando-o ao fluxo de tráfego circundante.

 

Já pensou no que é ter autonomia para 200 quilómetros e após 10 quilómetros percorridos ter autonomia para 205 quilómetros? Quem sabe pode desafiar-se a si próprio para atingir o melhor desempenho possível.

 

Se conduz um veículo tradicional, não terá qualquer dificuldade em conduzir um veículo elétrico. Muito pelo contrário. Vai perceber que é uma atividade relaxante ou, se preferir, desafiante.

 

E tudo isto enquanto preserva o meio ambiente.

 

Qual a melhor opção para mim?

 

Se mesmo depois de ler este artigo ainda tiver dúvidas se a mobilidade elétrica se adequa ao seu estilo de vida, consulte o Simulador de Tecnologias e descubra qual o tipo de veículo ecológico que mais se adequa a si.

 

Neste simulador basta:

  • escolher o tipo de veículo que procura (citadino, familiar ou SUV);
  • indicar quantos quilómetros percorre anual e diariamente;
  • escolher qual o principal tipo de utilização (em cidade, autoestrada, ou uma combinação dos dois);
  • indicar se é um particular ou empresa;
  • assinalar onde carrega o seu automóvel (em casa, ou na rua);
  • indicar o seu nível de preocupação ambiental;
  • selecionar o nível de orçamento disponível.

 

Assim, no final da simulação, ficará a saber se a tecnologia que mais se adequa a si é a 48V Hibrida, a Híbrida convencional, a Híbrida Plug-in, ou a Elétrica.

 

Se a autonomia ou o carregamento são problemas para si, poderá optar por uma das opções híbridas e combinar a vertente elétrica com o motor a combustão.

 

E não se esqueça: uma decisão informada é uma decisão acertada.

 

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