A ECO Mobilidade ganhou um lugar de destaque no mundo automóvel nos últimos tempos. A pandemia COVID-19 veio mostrar à população como seriam as cidades com menos emissões de CO2 e com menos poluição sonora, o que poderá representar uma mudança de paradigma no futuro próximo.
O crescimento de carros elétricos em Portugal é notório. Durante a Blue Conference, organizada pela Hyundai, Pedro Ferreira, do Cetelem, garantiu que a compra de veículos elétricos não é uma moda: é uma tendência que veio para ficar e que já tem expressividade no mercado.
“Vamos continuar a ter um crescimento de carros elétricos.”
Pedro Ferreira
A Blue Conference contou também com a presença de Henrique Sanchez, presidente da UVE, que foi um dos “early adopters” de carros elétricos em Portugal, em 2011. Henrique acredita que a COVID-19 veio mostrar às pessoas o que é uma cidade sem veículos de combustão interna, mais limpa e amiga das pessoas.
Para além das questões ambientais, a compra de um carro elétrico também pode ser um bom investimento a nível monetário. Com menos gastos de manutenção e abastecimentos, é fácil de perceber o porquê.
Com isto, Henrique acredita que estão a chegar à mobilidade elétrica uma maior diversidade de compradores, que procuram uma opção que seja mais economicamente viável. E com o crescimento da oferta de carros elétricos, esses mesmos compradores irão encontrar opções que estejam à altura dos seus pedidos.
A eletrificação já se faz sentir
José Archer, da Associação Bandeira Azul da Europa, acredita que a eletrificação na Europa já se faz sentir e que há uma maior consciência ambiental em toda a população.
Muita desta consciência surge com as ações de educação que vão sendo implementadas nas escolas, e que com o tempo vai começar a ser cada vez mais transmitida à população em geral.
“Leva o seu tempo, mas começou e o primeiro passo é a mobilidade elétrica.”
José Archer
Ricardo Oliveira, da World Shopper, também acredita que a mobilidade elétrica é a solução incontornável. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que a indústria consiga construir um modelo sustentável de eletrificação e adaptado às necessidades dos utilizadores. Ricardo Lopes, da Hyundai, acredita que isso já está a ser feito e revela que as viaturas ecológicas representam 27% do total de vendas da marca.
ECO Mobilidade: Portugal está a adaptar-se?
Ainda não se sabe quantas gerações serão precisas para que a sustentabilidade ambiental se torne uma constante no nosso dia-a-dia. É um caminho progressivo, e que poderá demorar algum tempo. Segundo José Archer, já se nota uma melhoria, de geração para geração, na importância que a sociedade atribui à sustentabilidade ambiental.
Pedro Ferreira afirma que as intenções de compra estão a mudar. Existe um menor sentimento de posse e uma maior consciência ambiental na hora de compra. Os portugueses têm uma maior perceção do carro como causador de elevados níveis de poluição, e têm isso em conta quando chega a hora de comprar um carro novo.
Existem também, atualmente, mais confiança nos carros elétricos, segundo Henrique Sanchez. Quando os condutores utilizam pela primeira vez um carro elétrico começam a considerar incluí-lo na sua vida.
“A experiência real é que vai marcar a diferença.”
Henrique Sanchez
O que ainda falta fazer no caminho para a eletrificação em Portugal?
A rede de carregamentos elétricos continua a ser um ponto crítico na democratização da eletrificação em Portugal. O baixo número de postos de carregamento e o elevado tempo de carregamento não convencem os possíveis compradores de carros elétricos, que veem aqui um ponto prejudicial na sua mobilidade diária.
Para Ricardo Oliveira, falta ainda tornar os automóveis mais acessíveis aos compradores que procuram opções a preços mais acessíveis.
O compromisso da Hyundai na ECO Mobilidade
A Hyundai foi uma das pioneiras da ECO Mobilidade em Portugal. A marca investe na produção de veículos elétricos desde 1991 e foi a primeira marca a fazer produção em série de veículos com tecnologia fuel cell.
A Hyundai é também a única marca a disponibilizar 5 tecnologias elétricas no mercado: híbrido, híbrido plug-in, mild hybrid, elétrico e hidrogénio. Ricardo Lopes assegurou que a marca tem tido um papel muito importante na democratização da eletrificação e que o futuro passa pelas soluções ecológicas. Para o COO da Hyundai a desinformação e a falta de conhecimento são, nesta altura, o maior impedimento à evolução.
Veja o vídeo completo da conferência: