A compra de veículos elétricos é cada vez mais incentivada pelas autoridades governamentais. No que diz respeito ao Imposto Único de Circulação, IUC, os carros elétricos têm direito a alguns benefícios.
Não são só as empresas que tiram partido dos incentivos fiscais na compra de carros elétricos. Os clientes particulares também podem usufruir dos apoios. Saiba mais.
IUC carros elétricos: é possível usufruir de isenção?
Todos os anos, os proprietários de veículos têm de pagar o Imposto Único de Circulação (IUC). Este imposto, emitido pela Autoridade Tributária e Aduaneira é normalmente pago no mês de aniversário da matrícula do automóvel.
Não se deve confundir com o Imposto sobre Veículos (ISV) que é pago uma única vez, aquando da matriculação do veículo, seja novo ou usado.
As notícias são muito boas para atuais e futuros proprietários de carros elétricos. Usufruem de total isenção, tanto de IUC como de ISV. Ainda assim, é importante ter em conta algumas especificações nas regras, que são ligeiramente diferentes para outros veículos ecológicos. Relembre o que está atualmente em vigor:
- Automóveis exclusivamente elétricos estão completamente isentos de ISV e IUC
- Importados usados da União Europeia – não pagam qualquer imposto;
- Importados fora da União Europeia – continuam a não pagar ISV e IUC, pagando apenas as taxas aduaneiras com a transação da viatura.
- Automóveis híbridos ou híbridos plug-in
- IUC – não estão isentos de imposto.
- ISV novos ou importados usados – os híbridos normais pagam 60% do ISV e os híbridos plug-in pagam 25% do valor.
Outros benefícios fiscais na compra de carros elétricos
A preocupação com questões ambientais é partilhada por construtoras, marcas e entidades governamentais. Além da isenção de IUC nos carros elétricos, conheça outros benefícios fiscais na compra de carros elétricos, neste caso para empresas:
- IVA dedutível;
- Isenção de Tributação Autónoma;
- Depreciação para efeitos fiscais;
- Dedução do IVA nos custos com a eletricidade.
Escolher o caminho da ecomobilidade é assim cada vez mais valorizado e incentivado. Continue a acompanhar todas as novidades da mobilidade do futuro, na Blue Academy.