A frota de camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell ultrapassou um milhão de quilómetros percorridos em apenas 11 meses de serviço.
Durante este período, a frota reduziu as emissões de CO2 em mais de 631 toneladas. Desde que chegou às estradas suíças em outubro passado, a frota de 46 camiões fuel cell conseguiu atingir esse marco ao serviço de 25 empresas do país nos setores da logística, distribuição e abastecimento de supermercados.
A Hyundai partilha esta conquista com os clientes que integraram os primeiros camiões fuel cell, fornecidos em massa nas suas operações de negócios, substituindo, assim, os camiões a diesel. Na Suíça, os clientes expressaram a sua satisfação com o desempenho dos camiões XCIENT Fuel Cell, salientando a sustentabilidade, os curtos tempos de reabastecimento e uma autonomia elevada como principais benefícios.
Crescimento da frota de camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell
Após o lançamento do modelo em 2019, a Hyundai revelou o camião XCIENT Fuel Cell 2021 no mês passado. A nova geração de camiões apresenta um design arrojado da grelha dianteira, bem como atualizações para melhorar o seu desempenho. Os novos camiões estão disponíveis numa configuração de carroçaria 4×2 ou 6×2.
Um total de 140 unidades do modelo 2021 irão ser enviadas para a Suíça até ao final deste ano. A frota deverá crescer para 1.600 camiões movidos a hidrogénio, até 2025.
Moldando o futuro com a tecnologia Fuel Cell
Em 2019, a Hyundai Motor Company iniciou uma joint venture com a empresa suíça H2 Energy, para criar a Hyundai Hydrogen Mobility (HHM). Com sede na Suíça, a HHM aluga os camiões XCIENT Fuel Cell a operadores de camiões comerciais num sistema de pagamento por utilização, incluindo o fornecimento de hidrogénio.
“A HHM planeia instalar-se noutros países europeus no próximo ano”, declara Mark Freymüller, CEO da Hyundai Hydrogen Mobility. “Alemanha e Holanda são os mais prováveis, mas também há um grande interesse pelos nossos veículos em quase todos os outros países europeus. Este último esforço da Hyundai vai colocar mais pressão sobre os players locais, que estão a desenvolver os seus próprios planos de hidrogénio”.
A Hyundai Motor Company estabeleceu uma meta anual que prevê a venda de 110 mil veículos fuel cell em todo o mundo, até 2025, de acordo com o plano “Strategy 2025”. Entretanto, o Hyundai Motor Group prevê aumentar a capacidade de produção de veículos movidos a hidrogénio para 500 mil unidades até 2030.
Uma das formas pelas quais a Hyundai prevê alcançar este objetivo é levando a tecnologia fuel cell para o mercado de veículos comerciais.
Uma Europa movida a hidrogénio
A Europa está a mudar gradualmente para uma mobilidade sustentável. O plano da União Europeia assenta no aumento significativo da produção de hidrogénio verde na Europa ou, em alternativa, hidrogénio obtido através de fontes renováveis.
O hidrogénio verde é gerado através da utilização de eletricidade renovável como, por exemplo a energia hidrelétrica, para separar as moléculas de hidrogénio e oxigénio na água, resultando na ausência de emissões de dióxido de carbono. Este processo é conhecido como eletrólise.
O aumento da disponibilidade de combustível hidrogénio, bem como o aumento do número de postos de reabastecimento, levará, consequentemente, a um aumento de transportes livres de emissões